Que o ESPÍRITO SANTO esteja com você!

A memorável e inconfundível frase da aclamada saga de George Lucas, Star Wars: “Que a força esteja com você”, é sem dúvida alguma o símbolo de toda uma geração que desfruta e aprecia o eterno confronto entre a luz e o lado sombrio da força. Para quem já conhece esse rico universo de Star Wars, esse texto facilitará bastante nosso entendimento a cerca da importância do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Para quem ainda não assistiu, não se preocupe, você não terá dificuldades em viajar pelo universo e ao mesmo tempo entender o quão prazeroso é ter o Espirito de Deus no interior de nosso ser.

Passando-se em galáxia muito, muito distante, o universo de Star Wars é rico em personagens carismáticos, naves espaciais, os Jedis (são os dominadores do lado da luz da força, ou seja os mais fortes entre os personagens) e tramas que envolvem o expectador, até mesmo por se tratar de um filme que se desenvolve no espaço, com efeitos especiais que foram evoluindo cada vez mais com o passar dos anos, conquistando assim mais fãs e admiradores ao longo dos seus 39 anos de história.

Em 1977, em Star Wars Episódio IV: Uma nova esperança, o mestre Jedi Obi-Wan Kenobi explica para o jovem Luke Skywalker  o conceito de Força: “A Força é o que dá ao Jedi o seu poder. É um campo de energia criado por todas as coisas vivas. Ela nos cerca, nos penetra e conecta todas as galáxias”. Atente-se para as palavras poder, nos cerca, penetra e conecta. Mas você deve está se perguntando, o que essa saga tem haver com a vida cristã? No que essa tal força se assemelha ao Espírito Santo que nos é apresentado na bíblia? Veremos isso a partir de agora caro leitor.

Vejamos agora um pouco sobre o Espírito de Deus. O Espírito Santo é o próprio Deus em sua terceira pessoa da Trindade (Pai, Filho e Espírito santo). As características de Deus estão também no Espírito Santo, veja o que diz Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também”, claramente uma demonstração de onipresença. Em I Coríntios 2:10 podemos observar evidentemente a característica de onisciência do Espírito Santo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”.

Assim como a força em Star Wars está presente em todos os lugares cercando os seres viventes, o Espírito Santo de Deus é acessível a todos os corações, ele penetra todas as coisas inclusive, a minha e a sua alma, e ele nos dá o poder que todo ser humano necessita para se defender das astutas ciladas do Diabo. O Espírito Santo também nos conecta ainda mais a Palavra de Deus, a Bíblia, pois ela  é o próprio Deus falando aos nossos corações.

Similarmente aos filmes de George Lucas, onde muitas pessoas (e outros seres) duvidam da existem da força, muito por conta das guerras, destruição e mortes que assolam boa parte da galáxia, em nossa realidade não é diferente, homens e mulheres mostram-se descrentes que Deus em sua magnifica e indescritível misericórdia e bondade nos presentou com seu Espirito consolador, justo, amigo, fiel e que nos confere aquilo que não merecemos somente por meio de nossas obras, mas pelo mais sublime amor à humanidade.

No mais recente filme da saga Star Wars, O despertar da força, Han Solo, um dos principais personagens da primeira trilogia afirma para os novatos Finn e Rey que: “O lado escuro… Os Jedi… É tudo verdade”. Meu caro leitor, da mesma forma que nos filmes sim, é tudo real, é tudo verdade a cerca da força, dos poderes sobrenaturais e etc. Em nosso mundo também é realidade a presença de Deus ao nosso redor, o Espírito do Senhor está aguardando pacientemente para adentrar em nossos corações, basta ter fé, acreditar, e busca-lo de todo nosso coração conforme afirma o Próprio Deus em Jeremias 29:13: “Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo coração”.

star-wars
Foto: LucasFilm Ltd/Reprodução

Para encerrar nosso texto de hoje abordo de uma X-Wing (Nave espacial utilizada pela aliança rebelde ou os mocinhos do filme), nos filmes aos quais estamos abordando, a presença da força e a aquisição de poder por um indivíduo, faz com que as tentações para ceder ao mal sejam cada vez mais fortes em sua vida, sendo assim, uma luta diária. Da mesma forma com o Espírito Santo em seu coração, eis que o diabo fará de tudo para atraí-lo para o lado sombrio. Assim, o mestre Jedi Yoda adverte-nos: “O lado negro não é mais poderoso, apenas mais rápido, mais fácil e mais sedutor”, igualmente as propostas de satanás para o homem, sedutoras, fáceis, rápidas, porém jamais maiores e muito menos melhores que aquilo que vem do Espírito Santo de Deus, o amor, a paz, a fé, a benignidade, a paciência e a perseverança.

Portanto, sejamos cheios do Espírito de Deus, que possamos inclinar nosso coração a cada nascer do sol para que o próprio Deus guie nossas escolhas, nos abrace com seu amor inconfundível e conforte nossa alma a cada segundo de vida. Dessa forma, teremos poder sobre nós mesmos, nossas ações e conheceremos de fato o agir de Deus em nossa vida nesse tempo, nessa geração, nessa galáxia.

Que a força esteja com você.

Que o ESPÍRITO SANTO seja contigo hoje e sempre!

Thiago Silva

Thiago Silva

Amante do Evangelho Salvador de Jesus e apreciador da maravilha chamada vida, em sua simplicidade e complexidade. Apaixonado pela empolgante vida no campo e por toda partícula criada pelo Senhor em toda sua grandeza e poder. Todos os dias olhando para os céus, crendo em Deus e pensando com a liberdade nos dada por Cristo.
Thiago Silva

Últimos posts por Thiago Silva (exibir todos)