Sê Valente!

“Desaprendi a encarar a solitude da alma
No abandono o pavor, a insustentável fraqueza
Não sei ficar, ficar sozinho agora
Eu tenho você, mas o meu medo estraga.”

                                                                                                       Marcos Almeida

Talvez você já tenha passado por situações de total desesperança, em que orar passa a ser mais um costume da religiosidade do que a vontade de falar exatamente com Deus, mas dentro de nós a nossa alma está carente de Deus, e mesmo crendo e entendendo todos os propósitos de Deus, os momentos de frieza vem e não conseguimos evitar isso.  Incrível como nos momentos mais difíceis, mesmo quando cremos de todo coração em Deus todo poderoso, o medo nos estraga, e desaprendemos a confiar em Deus com todo nosso coração. Hoje pretendo fazer uma reflexão sobre a música, Sê Valente, do cantor e compositor Marcos Almeida, pois em um momento de adversidade ela foi fundamental para que eu pudesse me animar.

Desaprendi a encarar a solitude da alma: Ao que entendi na música, o autor retrata sobre uma possível constatação de que estamos se sentindo sozinho, e essa vida mesmo tendo a Cristo como Senhor e Salvador, não consegue enxergar Deus junto dele, a solitude da alma começa a se mostrar presente e não conseguimos evita-la, Deus esqueceu de nós? Com certeza não! Mas as nossas fraquezas humanas, não consegue enxergar Deus em cada detalhe da vida.

Não sei ficar, ficar sozinho agora: O autor continua retratando, a solidão que sente e está clamando por Deus, a quem ele não consegue escutar e clama por dependência dele.

Eu tenho Você, mas o meu medo estraga: Ele reconhece que tem a Deus, mas o medo nos estraga, porque temos medo de confiar totalmente em Deus e ao invés de nos aproximar se afastamos.

Essas três frases chave da música me ajudaram a entender que Deus realmente tem propósito em tudo, até na nossa solitude, para que reconheçamos que precisamos dele. Vão existir momentos em nossa caminhada que as crises de fé tomaram conta e perguntaremos onde está Deus? Pois em meio à adversidade parece que ele some, queremos o escutar, mas ele não responde?

Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que dirige no caminho em que deve ir” Isaías 48:17

Mesmo em meio à dor, em meio à ausência de sentido, creio que Deus se manifesta, nos ensinando sempre que o melhor caminho a ser seguido é o dele. E ainda que as maiores dificuldades ocorram, é possível ouvir de Deus: Sê Valente!

Sê Valente! Creio que esse é o grito que Deus solta em nossos ouvidos, pois em meio a tantas adversidades, é possível entender que Deus se faz presente em toda e qualquer situação, por mais difícil que seja entender isso, pois nem sempre conseguimos ouvir ou entender claramente a vontade de Deus, mas a luz da Palavra de Deus é possível ouvir a sua voz em dizer: Sê Valente!

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

Cristo nos avisou que nesse mundo existiriam aflições, que não passaríamos só por alegrias, os momentos de sorriso, irão existir sim, mas os de tristeza virá, e precisamos confiar em Cristo para entendemos que ainda que ele seja nosso guia, mesmo assim teremos aflições. Passamos por diversos problemas, passamos por diversas tempestades, e nem sempre conseguimos ter a confiança plena em Cristo para entender que isso é de fato natural de acontecer.

Sabemos que no mundo teremos aflições, todos os Cristãos que leem a bíblia sabem disso. Porém não é fácil passar por situações difíceis, e às vezes em meio a tantas aflições não conseguimos sentir respostas de Deus. Não conseguimos sequer ouvi-lo, e mesmo acreditando em sua existência ficamos desanimado, pois não é fácil ter tanta fé e  não conseguir ouvir, ai surge a solitude da alma que faz com que venhamos fraquejar. Mas como afirma lá em Hebreus 11:1 que a Fé é a certeza das coisas que não se vê, mas precisamos continuar esperando, e pode ter certeza, Deus não dormiu e nem nos abandonou. É possível ouvir sua voz em dizer: Sê Valente! Eu to contigo.

Fico imaginando se Paulo desistisse da caminhada, por passar por tantas provações e por nem sempre ouvir o que de fato Deus queria, mas ao mesmo tempo Paulo deixava claro que seja no muito ou no pouco, Deus responde nos dando aprendizado e nos amadurecendo para toda e qualquer situação.

Minha mensagem hoje pra você, é que sejas valente, que se você não consegue ouvir a voz de Deus em meio a tempestade, fica tranquilo! Ele não dormiu e nem esqueceu dos seus, Ele ta cuidando de você e te ensinando a caminhar na presença dele, as crises, as dificuldades e problemas, são necessários para que a Gloria de Deus seja manifestada, e que possamos aprender a descansar nele, ainda que seja difícil, mas Sê Valente! Esse deve ser nosso lema, que ouçamos a voz do alto que nos diz: Sê Valente! Sei que no fundo podemos ouvir essa voz. Que em meio às dificuldades, Deus nos ajude, nos acalme e nos ensine a entender que a tempo para todas as coisas debaixo do céu.

Hinckley Mendes

Hinckley Mendes

Um garoto cheio de dúvidas, tentando parar de correr atrás do vento, um insistente do erro, um pecador achado, o menino mimado que Deus ainda chama de filho.
Hinckley Mendes

Últimos posts por Hinckley Mendes (exibir todos)