Ah, as más companhias!

Ah, as más companhias!

     Olá nossos caros leitores. Como já foi dito várias vezes aqui no Blog, o livro de Provérbios, assim como toda a bíblia, é um manancial inesgotável de Sabedoria. E mais, o próprio Deus é a Sabedoria em sua forma perfeita.

     Entre os vários ensinos de Provérbios, está aquele que diz respeito ao cuidado que devemos ter quanto as más companhias, pois elas corrompem os bons costumes. Afinal, de uma forma ou de outra, nos tornamos parecidos com as pessoas com quem passamos muito tempo juntos. Algumas características nossa são passadas aos outros, e mesmo inconscientemente, nós adquirimos algumas características dos outros.

Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes
1 Coríntios 15:33.

     Entre as más companhias, Provérbios nos alerta principalmente quanto as pessoas violentamente criminosas, fofoqueiras e iracundas (que vivem sempre iradas, murmurando e brigam por tudo), os imorais, os ladrões, os perversos, os mentirosos, e tantos outros. Então, vamos perguntar para nós mesmos:

Quem são meus amigos? Como eu os caracterizo? Os meus amigos são pessoas que me aproximam ou me afastam de Deus? Os meus amigos contribuem para que eu tenha uma vida familiar, emocional e espiritual melhor? Meus amigos são pessoas que eu admiro a ponto de não repugnar fazer o que eles fazem?

     Cuidado, nunca diga que você nunca será atingido pelas influências. Nunca se ache forte o bastante. O pecado derrubou até mesmo homens segundo o coração de Deus.

     Observe, a Bíblia não diz para você desprezar as más companhias. Devemos amar a todos e tratá-los com bondade e paz. O que os provérbios nos alerta, é andar e ter intimidade com as más companhias. A velha desculpa de que “vou andar com eles para leva-los a Igreja” normalmente têm efeito contrário, pois a nossa carne tende ao mal, e se o Espírito de Deus não estiver conosco, sozinhos NUNCA venceremos. É melhor VIGIAR do que SACRIFICAR!.

    Viva uma vida feliz com seus amigos e colegas. Mas não frequente lugares que sabe que Deus não está com você. Não fique em conversas que desagradem a Deus. Não tenha compromisso para o pecado. Não conte seus segredos para pessoas que não tenham o Temor do Senhor como princípio de vida. Não destrua seus sonhos. Não destrua os planos de Deus para você.

   Querido leitor, e não é só a Bíblia que fala sobre isso. Há um provérbio chinês que diz que “as más companhias são como um mercado de peixe, acabamos por nos acostumar com o mal cheiro.” Do mesmo modo, Nicolau Maquiavel: “dizem a verdade aqueles que afirmam que as más companhias conduzem os homens à forca.” Ramalho Ortigão escreveu: eu acredito tanto na influência dos maus jantares como no das más companhias na índole dos indivíduos, e adoto para mim esta sentença: ‘diz-me o que comes, dir-te-eis as manhas que tens’.”

     Assim como as más companhias, a TV, o rádio, as revistas, os livros, os jornais, a internet, as séries, os filmes….. se mal utilizados, também podem nos colocar na Rodovia dos Tolos. Agora, pare e pense um pouco: “será que eu não sou a má companhia da história?”

Fonte: Tumbrl
Fonte: Google Imagens (Tumbrl)

     Devemos não apenas evitar más companhias, como investir tempo e mais tempo com as boas companhias e sermos boas companhias: Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal (Provérbios 13:20).

    Assim como maus amigos podem nos corromper, bons amigos podem nos elevar a patamares de progresso inimagináveis. Principalmente, se além deles, você fizer de DEUS o seu melhor amigo. Se você for a má companhia, com certeza a intimidade com Deus lhe dará Sabedoria e moldará seu caráter.

     Reflita comigo nesses versículos:

Diga à sabedoria: “Você é minha irmã”, e chame ao entendimento seu parente;
Provérbios 7:4.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.
Provérbios 9:10.

 A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.
Salmos 19:7.

Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.
Salmos 119:97-100.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16,17.

tumblr_o63flbptke1v6952ro1_1280

Davvy Lima

Davvy Lima

Prisioneiro de mim mesmo. Pecador treinando no erro. Agradecido pela graça na cruz, tentando viver a simplicidade da vida com Jesus.
Davvy Lima

Últimos posts por Davvy Lima (exibir todos)