A disciplina da paciência

A disciplina da paciência

Google Imagens
Google Imagens

     Vivemos em um mundo agitado e estressado. A paciência e o autocontrole são dia a dia enterrado na cova dos bons costumes e Sabedoria. Faz parte da nossa civilização. Faz parte do sistema. Mas nós, como servos de Deus, temos que pedir ao Senhor por Sabedoria e nos aproximarmos mais de Cristo, a fim de que ele molde nosso viver e possamos conseguir andar na contramão, pois o sistema quer nos corromper e fazer com que nossos valores sejam perdidos.

     A impaciência é útil para a produtividade acelerada e o giro do capital. Mas ela faz mal para o nosso corpo, nossa alma e nosso espírito. Foi ela que destruiu a Saul e continua a destruir lares, homens e mulheres.

O profeta Samuel registra que Saul “[…] esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar. Então ele ordenou: “Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão”. Saul ofereceu então o holocausto, e quando ele terminou de oferecê-lo, Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo. E perguntou-lhe Samuel: “O que você fez? ” Saul respondeu: “Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto”. Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel”. 1 Samuel 13:8-13.

     Tudo e todos ao nosso redor estão em nível acelerado. O sistema mundial é inflamável. Somos carregados todos os dias de explosivos interagindo com outras pessoas inflamáveis. A todo momento as explosões ocorrem e atinge de forma avassaladora os que estão por perto.

     A impaciência nos transforma em pessoas tolas, que não para e pensa sobre o que acontece ao seu redor, mas age emocionalmente, desapegado de análises racionais.

     “Alguns metais são mais flexíveis do que outros. Quando a pressão é aplicada à metais flexíveis, da mesma forma que o homem hábil, se curvam sem quebrar. No entanto, quando metais rígidos são pressionados, da mesma forma que um tolo, eles se partem ao meio” (CROTTS, 2013, p. 132).

     Ao falar sobre a paciência, no livro de Provérbios, o Pr. John Crotts (2013, p. 132) nos indaga: “Como você reage quando um de seus filhos não está prestando muita atenção e derrama sua bebida por toda mesa de jantar? O que se passa em seu coração quando você está preso atrás de uma velhinha perdida que dirige a 30 km/h, abaixo do limite de velocidade? A sua reação as coisas pequenas revela o que está na sua alma.”

     Diferentemente do insensato, aquele que se deixa ser moldado pela Sabedoria de Deus é paciente, longânimo e calmo. Não suscita a ira e a contenda, mas apazigua as lutas e dispersa as guerras. Por isso, as contendas dependem muito mais das pessoas envolvidas do que do assunto em discussão.

     O livro de Provérbios nos alerta que “melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” (Provérbios 16:32).

     Deus nos chama a manter a cabeça no lugar quando todos a nossa em torno de nós estão desesperadamente sendo impaciente conosco, pois quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno(Provérbios 17:27).

     O homem/A mulher sábio(a) decide que os pensamentos de Deus é que serão a base e o filtro para sua vida, por meio da revelação nas Sagradas Escrituras.

     Diferentemente de Saul, as pessoas sábias estão cientes de que reações emocionais pode incendiar a ira, portanto, elas domina seu temperamento para que o Deus possa se agradar delas e controlam o coração porque temem ao Senhor, visto que Deus ensinou que:

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.
Provérbios 15:1

Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até ossos.
Provérbios 25:15

Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.
Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.
Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,
para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.
2 Timóteo 2:23-26

     Para aquele que adquire o conhecimento e a Sabedoria, e teme ao Senhor, lembrar a enorme quantidade de pecado da qual Deus o perdoou, dá graça suficiente para perdoar os outros por suas ofensas e impaciência.

    Tema ao Senhor. Adquire o conhecimento. Adquira a Sabedoria. Viva de forma plena em Sabedoria agradando a Cristo Jesus.

Deus abençoe todos vocês 🙂

REFERÊNCIAS:

CROTTS, John. Homens sábios: a sabedoria dos Provérbios para homens. Editora Fiel: São José dos Campos: 2013.

Bíblia Sagrada.

Davvy Lima

Davvy Lima

Prisioneiro de mim mesmo. Pecador treinando no erro. Agradecido pela graça na cruz, tentando viver a simplicidade da vida com Jesus.
Davvy Lima

Últimos posts por Davvy Lima (exibir todos)